Administração - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

Audiência Pública.

Tupanciretã debate descaso com a malha ferroviária gaúcha.

Audiência  Pública.

Tupanciretã debate descaso com a malha ferroviária gaúcha
Bibiana Barros* - MTE 13433 - 18:09 - 28/09/2017

O município de Tupanciretã sedia nesta quinta-feira, 28, audiência pública sobre a situação da malha ferroviária do Rio Grande do Sul. O evento será realizado às 20h, na Câmara de Vereadores de Tupanciretã, Avenida Carlos Gomes de Abreu, 391.

O proponente das discussões, deputado estadual Edu Olivera (PSD), visita o município a convite do vereador do PSD, Almir de Oliveira. O parlamentar vêm desde o início de seu mandato mantendo a pauta da malha ferroviária como um dos focos de atuação.

Debate

Debater a situação das ferrovias é o objetivo central da audiência em Tupanciretã, que oportunizará ainda, que se apresentem, por parte da população, as problemáticas que envolvem a possível remoção de moradores que hoje ocupam uma área de propriedade da RUMO ALL.

A audiência contará com a presença de representantes da RUMO AAL que poderão analisar e debater a situação da remoção destas mais de 300 famílias que ocupam essa área.

“Queremos que a população participe do evento. Que aproveitem a oportunidade para exporem suas opiniões, registrarem seus anseios. Sei que muitas dessas famílias já receberam notificações para que deixem o terreno que é de domínio da Rumo. E é por isso que estou me deslocando ao município, para interceder por elas, e oportunizar esse debate”, afirma Edu Olivera.

Ferrovias

Dos 28 mil Km de estradas de ferro entregues pela União à iniciativa privada, cerca de 16 mil Km estão abandonados, gerando prejuízo público estimado de R$ 40 bilhões. Reportagens de jornais gaúchos evidenciaram que o transporte de cargas nas ferrovias gaúchas recuou 43% em cinco anos.

Ainda assim o presidente Michel Temer sancionou no início do mês a lei que possibilita a prorrogação de contratos de exploração por parte de empresas operadoras de rodovias, ferrovias e aeroportos. Assim abre-se uma janela para que a languida Agência Nacional de Transportes Terrestres mantenha a RUMO ALL - empresa que detém a concessão - por mais três décadas no comando da malha ferroviária gaúcha

A criação de uma Companhia Gaúcha de Ferrovias, mantida por parcerias público-privadas (PPPs), é a proposta do deputado para reativar o sistema ferroviário no Estado do Rio Grande do Sul, que foi abandonado pela atual concessionária Rumo ALL.