NOVEMBRO AZUL 2019

Cuidar da saúde também é coisa de HOMEM.

NOVEMBRO AZUL 2019

O que é o Novembro Azul:

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata.

Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

Assim como acontece no caso do Outubro Rosa (em que o prédio da Câmara foi iluminado com cor de rosa), durante o Novembro Azul,  o prédio da Câmara está iluminado com a cor azul, para lembrar da importância da prevenção.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens.

Além disso, o Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.

Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro.